quinta-feira, 7 de maio de 2009

Objeto Interativo II :: Entrega Final


Na fase de pré-entrega, um tubo de pvc revestido com plástico metálico dava forma ao corpo cilíndrico do objeto. As flores eram de papel metálico e plástico rígido. Não havia um suporte que pemitisse ao objeto existir por ele mesmo, ou seja, dispensar que uma pessoa o segurasse.
A solução para o acabamento foi compor uma estrutura de ferro: apoiado sobre um tripé está o cilindro, que abriga o circuito elétrico. Dentro do cilindro, próximo ao topo, há um apoio horizontal que sustenta as duas flores. A estrutura recebeu, além do zarcão, várias demãos de tinta prateada. Alto falantes posicionam-se no centro das flores. As raízes são sugeridas por fios caídos que partem do interior do cilindro. Os fios têm, em suas extremidades, porcas e um prego associados.
O circuito foi elaborado de forma tal que soldas de fios nas diferentes partes relativas às notas musicais e na parte que origina o fio terra permitem a produção de oito notas distintas a partir do contato do prego com as porcas.
A cor prateada objetiva evidenciar o aspecto high-tech desse bouquet, já sugerido pelos alto falantes e fios aparentes com porcas e prego, pelo ferro e pela forma rígida de um elemento natural tão delicado. Ao explorar a flor, pretendi conferir a mesma a capacidade de estimular, entre outros aspectos, a audição: único sentido que flores naturais não despertam. O tripé remete também a foguetes, outro componente tecnológico.
A interatividade reside na possibilidade de determinar os sons a serem emitidos, sendo que um dó, eventualmente, aciona-se sozinho, já que movimentos leves no fio respectivo são suficientes para fechar o contato que leva à emissão do som. Posso tocar nota por nota ou sacudir e mexer no objeto sem saber quais sons sairão. Contatos acidentais podem produzir barulhos inesperados. É a parte flexível da estrutura (fios) que conduz aos efeitos sonoros, o que pretende sinalizar mais claramente as possibilidades de usos do objeto.
Há duas flores (dois alto falantes) para indeterminar a frente do objeto e ampliar suas formas de posicionamento.
Segue um curto vídeo mostrando o objeto em uso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário