quinta-feira, 9 de julho de 2009

Intervenção :: Making of


Uma considerável parte do semestre foi dedicada ao desenvolvimento da intervenção. Após a definição dos grupos, o primeiro passo foi e escolha do local. Como já mencionado em uma postagem anterior, a área próxima ao LAGEAR, incluindo o espaço externo à EA, sob a marquise, foi o local eleito. Contudo, antes de fazermos tal decisão, pensamos muito a respeito de outra área externa, próxima a área onde se localiza o caixa eletrônico. O acesso a esse espaço era uma tanto quanto labiríntico, o que nos agradou. Porém, a ausência de tomadas e proteção contra chuva foram pontos negativos. Além disso, alunos não passam por aquele lugar, o que tornaria nossa intervenção um tanto quanto isolada.
As primeiras idéias para a intervenção já envolviam uma tenda. Contudo, esta se localizaria no vão ao lado da escada e abrigaria correntes pendentes a partir do teto. As correntes, ao serem manuseadas, emitiriam sons diversos. Tal idéia foi abandonada por representar frágil relação com o lugar, que não tinha seus vários aspectos utilizados. Uma infinidade de idéias surgiu em seguida até que, por fim, optamos por erguer a tenda na área externa.
A confecção da tenda foi bastante dispendiosa. Passamos um dia inteiro percorrendo lojas à procura dos melhores tecidos e preços. Desejávamos panos elásticos para tornarem a tenda maleável. Por isso, optamos pelo cotton preto, pela microfibra branca e pelo suplex branco. Na microfibra, seriam projetados os desenhos. Os tecidos, após terem sido comprados, foram cortados em faixas para serem costurados. Depois, levamos os tecidos para a aplicação dos ilhós. Foi então que descobrimos que tecidos elásticos não admitem ilhós. A solução foi costurar retalhos de jeans nos locais destinados aos ilhós. Tal medida contribuiu para encarecer ainda mais a montagem da tenda, já bastante cara devido aos panos comprados.
Com grande parte da tenda pronta, passamos barbantes e cordas de varal em torno da marquise, já que não podíamos perfurá-la, para sustentar ganchos relativos aos ilhós. Além disso, buchas com parafusos na parte superior da marquise também apoiaram alguns ilhós. Para fixar alguns pontos da tenda na grama, utilizamos estacas de camping.
Enfrentamos dificuldades para determinar como ficaria o ambiente interno da intervenção. Pensamos em dependurar silhuetas de edificações desenhadas e posicionar lâmpadas que projetassem a sobra dessas construções nas paredes. Contudo, a sombra acabava por ficar difusa e ininteligível. A idéia de desenhar diretamente nas paredes com durex preto foi uma excelente saída, já que tinha um resultado incrível, preenchia o espaço e era de baixo custo. Além disso, o grupo todo podia trabalhar simultaneamente, o que agilizava um processo tão delicado. Não hesito ao afirmar que foi a parte mais prazerosa de todo o trabalho, uma vez que os elogios dos transeuntes somente motivavam o grupo a prosseguir com o trabalho.







Na tentativa de unir ambientes externo e interno, passamos fios de lã do eletroduto até a eletrocalha, como um prolongamento da tenda. Entretanto, julgo que tal intenção não ficou muito clara aos visitantes. Também na parte interior, posicionamos lâmpadas laranjas que, indubitavelmente, contribuíram para a beleza do ambiente. As placas associadas à interatividade da intervenção eram outro aspecto que também atuava como elemento decorativo, visto que o contraste do preto das placas com o mármore branco resultou num belo efeito.



Durante a confecção das placas, mais uma vez, o grupo pode trabalhar unido, já que era necessário o corte de jornal, papel contact, papel alumínio, fios e montagem das placas. Não enfrentamos dificuldades nessa etapa e tudo saiu conforme o previsto, funcionando perfeitamente.





A tenda ficava “escondida” em cima da marquise durante a noite e o processo diário de suspensão da tenda era bastante chato, apesar de necessário e até mesmo prático por tratar-se de uma tenda tão pesada. No dia anterior à intervenção, uma chuva ensopou a tenda e passamos o dia da estréia lavando e secando os tecidos, para que eles ficassem livres de mau cheiro ou umidade, o que desestimularia o ingresso dos visitantes. Porém, a tenda ficou pronta a tempo. Outro problema ocorrido bem no dia da inauguração foi a queda na conexão com a internet, que também foi resolvido adequadamente.













Um comentário: